Central da Pecuária

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A Importância do Marketing no Setor Agropecuário

Autor(a): Fernando Castejon

Marketing em um conceito simplista é: “Produzir o produto certo, para o cliente certo, no tempo certo ao preço certo.”. Compoe-se de 4 P´s que sao Produto, praça (logística e distribuiçao), promoçao e preço (P. Kloter). O marketing (parte da administraçao de empresas voltada para as estratégias de mercado) é uma das mais poderosas armas para se aumentar vendas, negócios e os lucros de qualquer empresa.
• Porque isso deveria ser diferente no setor agropecuário?
É claro que nao deve ser, mas o marketing ainda nao é uma atividade tao difundida e utilizada na agropecuária quanto nos demais setores da economia, até porque o conceito deveria ser do agronegócio, ou seja, a análise de toda a cadeia produtiva, porteira a dentro e porteira a fora. Mas ai vem o complicador, até a porteira nao se tem nada em marketing, ou seja, temos somente produto bruto, sem agregaçao de valor. Daí tem outro conceito importante: Valor em produto é tudo aquilo que podemos adicionar e que represente uma forma de conseguir e facilitar a venda do mesmo e que o consumidor esteja disposto a pagar por ele.
As grandes empresas nacionais e estrangeiras, nos mais diversos seguimentos como veterinária, maquinário agrícola, insumos, etc. já utilizam avançadas estratégias de mercado para aumentar e manter suas posiçoes de liderança. O que chama a atençao no setor rural é que pequenas e médias empresas (incluindo os agricultores e pecuaristas), ainda nao perceberam a importância de investir em marketing e divulgar seus produtos o que, certamente, aumentaria sua penetraçao no mercado e seria um diferencial sobre a concorrencia, que pode ser vizinho de porteira!? Ou outro seguimento, ex. leite x leite de soja! . Marketing também exige análise de mercado, estudos de comportamento do consumidor e até associaçoes de produtos e produtores, porque nao? “A Uniao faz a força”!?.
Já existem casos muito bem sucedidos de fazendas de gado leiteiro ou de gado de corte que criaram marcas que, atualmente, sao amplamente conhecidas em âmbito regional ou mesmo nacionais. Difundindo-se o produto ao para o consumidor final, isso faz com que os pontos de venda procurem atender a demanda consumidora, facilitando a venda do produtor para atacadistas, distribuidores, entrepostos comerciais e mesmo para os pontos de venda, como grandes redes de supermercados.
Fazer com que o produto agropecuário obtenha um reconhecimento por parte do consumidor final é a melhor arma para se utilizar nas negociaçoes com os intermediários, que vislumbram maiores lucros e compram mais. Todo produtor deveria ter em mente que a receita para o sucesso, como em toda a empresa de qualquer setor é:
• Ter bons produtos, com boa qualidade;
• Preços competitivos, mesmo que pouco superiores ao da concorrencia mais próxima;
• Adotar estratégias mercadológicas eficientes, entre elas, a publicidade dirigida;
• Dispor de uma boa rede de distribuiçao, que pode ser ampliada graças a utilizaçao de boas estratégias de marketing.
Outro jeito de analisar é saber quais pontos fortes temos e como melhorar, e os pontos fracos e como resolver. O Agronegócio hoje é de grande importância para o país, mas com certeza estamos perdendo muito em oportunidades de renda ao setor primário, porteira adentro, por falta de um estudo mais elaborado de como agregar valor ao nosso produto! Ganhar dinheiro acredito é o que todo produtor quer, usemos o marketing !!!!
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Fernando Castejon é Eng. Agrícola UFV com MBA em Marketing FGV.

Texto inserido em 18/10/2007.
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